incoerente, adj. 2 gén. que não é coerente; desconexo; ilógico; disparatado; inconsequente; discrepante (De in-+coerente).

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

segunda-feira, março 02, 2009

A minha visão (clara) do Sportinguista

Fui ver o último derby Sporting-Benfica. Confesso que vim de lá com uma visão diferente daquela que levava. Não pelo resultado, porque merecemos perder com todas as letras, mas pelos adeptos do Sporting.
Até à data eu tinha uma certa... digamos... simpatia pelo Sporting. Era do género, a não ser o Benfica que seja o Sporting. Pelos vistos, o sentimento dos sportinguistas é semelhante mas ao contrário (a não ser o Sporting que seja o Porto). É um ódio visceral que eu desconhecia. Mas até entendo. O meu sentimento pelo Porto também não é lá grande coisa.

A coisa que mais me surpreendeu foi a postura do Sportinguista. O sportinguista é... vá lá... sem ofender muito... um "cócó". Um "cócó" não no sentido de excremento, mas no sentido de "betinho"... menino de bem. O sportinguista vai ao estádio de pólo "Lacoste" pelos ombros e sapatinho vela ou mocassim. O cabelinho "à foda-se" também é uma das características da maioria. O cachecol é colocado no pescoço de forma impecável. Sem vincas e alguns até com nó de gravata ou como se de um lenço de pescoço se tratasse. Aqui comecei verdadeiramente a associar as características dos adeptos com a história da fundação do clube. A tal mariquice que o Sporting foi fundado por viscondes...

Mas a "Pièce de résistance" é mesmo a forma de se expressarem como adeptos. Eu sempre vi um jogo de futebol com a maior das descontracções. Sou capaz de trincar a cadeira em que estou sentado ao mesmo tempo que insulto as mães dos adversários e árbitros com as palavras todas, acompanhando com os gestos mais obscenos que a minha imaginação consegue inventar. Resumindo, consigo ser um indivíduo intratável. Considero que o estádio é o sítio onde qualquer pessoa pode revelar a sua faceta mais agressiva, valente e insultuosa. Mesmo aqueles que em casa são o elo mais fraco e levam porrada da mulher, sem que ninguém aponte o dedo por esta ou por aquela razão.

No entanto, há excepções. O sportinguista não sai da sua linha de pensamento, não perde a postura nem a compostura. Não diz um palavrão.
Fora do estádio a demora para entrar chegou a pontos de não ser aceitável. A claque do Benfica atrasou a entrada e o adepto do Benfica revoltado dizia: "Foda-se, esta merda já não tem jeito nenhum!"
O sportinguista não. O Papa podia andar no meio deles que não se sentiria ofendido com a linguagem. Era algo do género: "Eh pá, fóóónix, isto é uma vergonha, pá... está aqui a gente à espera que entrem esses energúmenos, pá. Se quisessem entrar horas que viessem às 3 da tarde, pá. A gente pagou bilhete para ver o jogo a tempo e horas, não foi para estar aqui fora à espera, fóóóóónix!!!." Enervadíssimos. E isto era fora do estádio.

Em pleno jogo o Sportinguista irritado é hilariante. Mostra a sua indignação de uma forma tão politicamente correcta... que parecem os deputados na Assembleia da República. Aqui o riso irónico é uma constante. Mas enerva... garanto-vos. Tanto que cheguei a pedir ao meu amigo que lhe desse uma cotovelada na boca, ao gajo do lado, que o pusesse a dormir.
Para o Sportinguista nunca é falta contra a sua equipa. Os seus centrais são de ferro. E lá na frente a coisa muda para o papel. Ao avançado do Sporting não se pode espirrar ao lado. Senão cai. E caíndo... é falta.. para cartão vermelho!
No decorrer do jogo há um lance em que Maxi Pereira leva uma traulitada e fica no chão. Enquanto o Benfica tinha a posse da bola, o homem lá se foi recompondo. No entanto, o Benfica perde a bola e o jogador (e aqui é de louvar a atitude) levantou-se com dores e foi ajudar a recuperar a bola.
Isto em futebol é recorrente, mas para o Sportinguista é um ultraje, uma ofensa. É de tal maneira que se ouvia dizer: "Olhem para isto, pá... estava tão doente, estava doente, que mal perderam a bola levantou-se logo, pá... isto é uma vergonha pá... isto era já cartão amarelo para aprender, pá... Fóóóónix!!!"

E foi isto o jogo todo...

Cócós!

Sem comentários:

Blog optimizado para Firefox 3.0.3

blogaqui? Estou no Blog.com.pt

  • Incoerente
  • ©
    2009,

    eagle - Todos os direitos reservados